Você faz conteúdo ou cria conexões?

Há alguns anos, o investimento das marcas em criação de conteúdo próprio cresceu muito. Pipocaram webséries, quadrinhos, vídeos, podcasts, games e todo outro tipo de conteúdo patrocinado que você puder imaginar. Obviamente alguns tiveram sucesso, mas a grande maioria ficou em um limbo. E por quê isso?

Não estou querendo tirar o mérito e a importância do conteúdo, mas ele não tem nem um décimo de sua força caso não haja conexão entre a pessoa e a marca. E esse é o grande problema. A produção de conteúdo se tornou uma máquina de produzir posts, com muitos outputs e poucos inputs. Na verdade existem milhares de inputs de relatórios (como palavras mais usadas, horário de maior acesso, versões que deram mais resultados), mas os inputs que digo são comportamentais.

O que o seu público pensa? Como ele age? O que ele consome? E o que ele gostaria de consumir da sua marca?

A criação de canais de comunicação é, em sua grande parte, ditada pelo perfil demográfico. Ou seja, se sou uma marca de games com público de jovens adolescentes, automaticamente farei podcasts, talvez um Snapchat. Mas será mesmo que ele quer que a marca “invada” aquele seu canal? E pior, o que falar lá dentro?

infografico-engajamento

O método de criação de conteúdo deve mudar. Ele deve ser a ferramenta e não a estratégia. Para criar conexão, é necessário entender seu público qualitativamente e, assim, desenvolver uma estratégia para engajá-lo. Como, onde, quando e qual conteúdo será a ferramenta dessa estratégia, só saberemos após entender as pessoas. É a velha premissa de ouvir antes de falar.

E acredite, ouvir muda tudo. Se você quer ter melhores resultados na comunicação, comece a dar mais importância para o engajamento.

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